Topo

Irã diz que é "tudo ou nada" sobre acordo nuclear

23/04/2018 14h12

ANCARA (Reuters) - Os signatários europeus do acordo nuclear do Irã com grandes potências devem convencer o presidente dos EUA, Donald Trump, a não sair do acordo, pois não há "plano B" para o acordo, disse o chanceler iraniano Mohammad Javad Zarif.

"É tudo ou nada. Os líderes europeus devem encorajar Trump não apenas a permanecer no acordo nuclear, mas, mais importante, começar a implementar sua parte do acordo de boa fé", escreveu Zarif em sua conta no Twitter.

Sob o acordo do Irã com os Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Rússia e China, Teerã concordou em frear seu programa nuclear para satisfazer as potências de que ele não poderia ser usado ​​para desenvolver bombas atômicas. Em troca, o Irã recebeu alívio de sanções, a maioria das quais foram retiradas em janeiro de 2016.

Trump deu aos signatários europeus o prazo limite de 12 de maio para resolverem as "terríveis falhas" do acordo nuclear de 2015, ou ele se recusará a estender o alívio de sanções dos EUA ao Irã.

O presidente da França, Emmanuel Macron, disse em uma entrevista na Fox News no domingo que não há "plano B" para o acordo e que os Estados Unidos deveriam permanecer no acordo enquanto não houver uma opção melhor.

"O presidente Macron está correto em dizer que não há "plano B", Zarif tuitou.

O Irã disse que vai seguir no acordo, desde que as outras partes o respeitem, mas vai "rasgá-lo" caso Washington se retire.

(Por Parisa Hafezi)