Topo

Irã detém acadêmico britânico-iraniano, relata grupo de direitos humanos sediado em Nova York

25/04/2018 21h32

BEIRUTE (Reuters) - Um acadêmico britânico-iraniano foi detido no Irã pela Guarda Revolucionária do país em meados de abril, relatou nesta quarta-feira o Centro para Direitos Humanos no Irã (CHRI), sediado em Nova York.

O gabinete de Relações Exteriores do Reino Unido informou estar buscando urgentemente informações do Irã sobre a suposta prisão de Abbas Edalat, um cidadão britânico-iraniano que é professor de ciência da computação na Imperial College, em Londres.

O CHRI informou que Edalat havia viajado de sua casa em Londres para o Irã em uma data desconhecida por questões acadêmicas. Citando uma fonte não identificada, o centro informou que a Guarda confiscou um computador, CDs e notebooks de Edalat quando ele foi preso.

    Um comunicado do CHRI informou que a família de Edalat pagou fiança para ele em 21 de abril, mas o Tribunal Revolucionário em Teerã não o libertou, citando problemas com documentação.

    O CHRI não especificou quais acusações podem ter sido apresentadas contra Edalat. O judiciário iraniano não pôde ser contatado para comentários.

    Há conhecimento de ao menos outros três cidadãos de dupla cidadania britânica-iraniana presos na República Islâmica.

    “As contínuas prisões arbitrárias do Irã de pessoas com dupla cidadania sem transparência e a negação de processo devido é extremamente preocupante”, disse o diretor-executivo do CHRI, Hadi Ghaemi, no comunicado.

    Edalat é um fundador da Campanha Contra Sanções e Intervenção Militar no Irã, um grupo sediado nos EUA que se opõe à intervenção estrangeira na República Islâmica, de acordo com o CHRI.

    A Guarda Revolucionária prendeu ao menos 30 pessoas com dupla cidadania desde 2015, a maioria por suposta espionagem, relatou a Reuters em novembro.

(Reportagem de Babak Dehghanpisheh)