Premiê holandês diz que Rússia é responsável por queda de voo MH17 e precisa cooperar
AMSTERDÃ (Reuters) - O primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, disse nesta sexta-feira que a Rússia é parcialmente responsável pela queda do voo MH17 da Malaysia Airlines em 2014 e exigiu que Moscou reconheça seu papel.
Em pronunciamento depois que a Holanda e a Austrália disseram que irão garantir que a Rússia seja responsabilizada legalmente pelo desastre do MH17, Rutte pediu que a Rússia coopere com a investigação criminal e negocie indenizações.
Investigadores criminais internacionais "estabeleceram irrefutavelmente que a Rússia pode ser responsabilizada por seu papel na derrubada do MH17, e eles são responsáveis por mobilizar" o lançador de mísseis que foi usado para derrubá-lo, disse Rutte.
O avião foi derrubado sobre território controlado por forças separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia em 2014, matando todas as 298 pessoas a bordo. A Rússia nega qualquer responsabilidade.
(Reportagem de Toby Sterling)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.