Topo

Temer atende reivindicações de caminhoneiros e anuncia redução de R$ 0,46 no litro do diesel

27/05/2018 22h38

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Michel Temer anunciou na neste domingo que o governo atendeu às reivindicações dos caminhoneiros com medidas que incluem a redução do preço do diesel em 0,46 centavo por litro por 60 dias, o que corresponde a zerar a Cide, como já havia negociado, mas também o PIS/Cofins.

Segundo Temer, depois desses 60 dias, serão feitos reajustes mensais.

Em declaração no Palácio do Planalto, Temer informou ainda que editou três medidas provisórias para atender aos caminhoneiros. A primeira delas estende para rodovias estaduais e federais a suspensão da cobrança de pedágio pelo terceiro eixo de caminhões vazios. Uma segunda estabelece preço mínimo para o frete no país e outra garante 30 por cento dos fretes da Conab para os caminhoneiros autônomos.

O presidente disse ainda que a União irá ressarcir a Petrobras pelo custo do congelamento dos preços do óleo diesel.

"As medidas que acabo de anunciar atendem praticamente todas as reivindicações que nos foram enunciadas", disse Temer, que fez um apelo à "sensibilidade" e o "patriotismo" dos caminhoneiros para que voltem ao trabalho.

O ministro da Secretaria do Governo, Carlos Marun, afirmou que o custo das medidas para atender às demandas chega a 10 bilhões de reais.

A greve dos caminhoneiros completa uma semana nesta segunda-feira.

(Por Lisandra Paraguassu)