PUBLICIDADE
Topo

Mulher escala base da Estátua da Liberdade e local é esvaziado

04/07/2018 18h46

NOVA YORK (Reuters) - Uma mulher escalou a base da Estátua da Liberdade nesta quarta-feira, forçando o esvaziamento da ilha no Porto de Nova York onde fica o monumento, horas antes do horário em que espetáculo de fogos de artifício para o Dia da Independência dos Estados Unidos deveria começar, de acordo com relatos da mídia.

Imagens de televisão mostram uma mulher sentada logo acima do pedestal em que fica a estátua colossal. Autoridades, usando escadas, escalaram a poucos metros dela e estavam negociando, disse o Serviço Nacional de Parques à CBS News.

A CNN noticiou que a mulher pareceu desenrolar uma pequena bandeira ou estandarte em algum ponto, mas não ficou imediatamente claro se ela estava protestando.

O serviço do parque estava esvaziando a Liberty Island devido ao incidente, levando turistas para a Ellis Island, o Battery Park em Nova York ou o Liberty State Park em Nova Jersey, disse a agência à CBS News.

Mais cedo, vários outros manifestantes foram presos depois de abrir uma faixa que dizia "Abolir ICE" da base da estátua, referindo-se à Imigração e Alfândega dos EUA, de acordo com uma notícia da ABC News. A agência está no centro da política arquivada do governo Trump de separar algumas famílias de imigrantes na fronteira dos EUA com o México.

Representantes do Departamento de Polícia de Nova York e do Serviço Nacional de Parques, que opera o Parque Nacional da Estátua da Liberdade, não puderam ser imediatamente contatados para comentar o assunto.

(Por Frank McGurty)