Topo

Rússia pode proibir entrada de mais políticos dos EUA em resposta a sanções, diz ministro

24/08/2018 07h40

MOSCOU (Reuters) - A Rússia pode proibir a entrada de mais políticos norte-americanos no país como resposta a uma nova série de sanções dos Estados Unidos, disse o vice-ministro de Relações Exteriores russo, Sergei Ryabkov, em entrevista publicada nesta sexta-feira.

Os Estados Unidos devem impor uma nova rodada de sanções contra Moscou no dia 27 de agosto.

"Nós podemos responder simetricamente, assimetricamente, (ou) podemos alongar nossa própria lista de políticos 'sancionados'", disse Ryabkov em entrevista à revista russa International Life.

"Realmente não precisa ser uma resposta 100 por cento igual. Nós não podemos competir com os Estados Unidos na esfera econômica porque estamos em diferentes categorias de peso", disse.

Os comentários foram publicados um dia depois de o assessor de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Bolton, encontrar o chefe do Conselho de Segurança Nacional da Rússia, na reunião bilateral mais graduada desde que os presidentes Donald Trump e Vladimir Putin se encontraram em Helsinque no mês passado.

Ryabkov disse à revista que Moscou ainda não havia observado nenhum sinal de que os Estados Unidos estão prontos para normalizar as relações, e que percebeu tentativas por parte de Washington de revisar acordos provisórios fechados por Trump e Putin na cúpula do mês passado.

(Reportagem de Andrey Ostroukh)