Topo

Rouhani alerta iranianos para tempos difíceis devido a sanções dos EUA

31/10/2018 09h55

GENEBRA (Reuters) - O presidente do Irã, Hassan Rouhani, pediu que os compatriotas se preparem para tempos difíceis devido às sanções dos Estados Unidos que entram em vigor no domingo, mas disse que o governo fará o melhor para amenizá-las.

Os EUA retomaram várias sanções contra o Irã em maio, depois de se retirar de um acordo internacional firmado em 2015 para conter o programa nuclear de Teerã. Autoridades dos EUA disseram que pretendem reduzir as exportações de petróleo iranianas a zero.

Segundo a Agência de Notícias Transmissora da República Islâmica do Irã (Irib), Rouhani classificou nesta quarta-feira a medida como "uma nova injustiça" que o governo não teme.

Mas acrescentou: "Nos últimos meses nosso povo enfrentou tempos difíceis, e é possível que os próximos meses sejam difíceis. Mas o governo usará todo seu poder para reduzir estes problemas".

O custo de vida disparou nos últimos meses, o que provocou protestos contra o lucro e a corrupção durante os quais manifestantes bradaram slogans antigoverno.

O Irã começou a vender petróleo cru para exportação para empresas particulares no domingo, parte de uma estratégia de contraposição às sanções iminentes.

"Vocês não conseguirão atingir nenhum de seus objetivos com relação ao petróleo do Irã", disse Rouhani, de acordo com o Irib. "Vocês não conseguirão zerá-lo ou reduzi-lo".