Topo

Veneza passará a cobrar taxa de entrada para turistas

27/02/2019 14h56

VENEZA, Itália (Reuters) - A câmara dos vereadores de Veneza aprovou a criação de uma taxa de entrada a ser cobrada de turistas, com o objetivo de arrecadar recursos para bancar os custos de manutenção gerados pela intensa visitação da cidade italiana.

Cerca de 25 milhões de turistas visitam a cidade todos os anos, dos quais cerca de 14 milhões passam apenas um dia no local. Muitos levam seus próprios lanches, sem gerar receita para a negócios locais.

Os vereadores de Veneza aprovaram por unanimidade a taxa de entrada durante reunião na noite de terça-feira, dizendo que visitantes de um dia agora precisarão pagar 3 euros cada para entrar em Veneza este ano.

A soma passará para entre 6 e 10 euros a partir do início de 2020, dependendo da temporada do ano.

"Esse é um momento decisivo para a administração do fluxo de turistas de Veneza", disse o prefeito Luigi Brugnaro, que tem liderado o plano.

A população de Veneza tem diminuído rapidamente nas últimas décadas, de aproximadamente 175 mil após a Segunda Guerra Mundial para cerca de 50 mil hoje. Os moradores restantes se queixam de que a cidade está sendo invadida por turistas, enquanto eles precisam pagar a conta da limpeza e segurança.

Turistas que passarem a noite em hotéis locais, que já incluem tributos de visitantes em seus preços, e crianças com menos de seis anos, serão isentos da taxa.