Topo

Trump diz que ficaria desapontado se Coreia do Norte retomasse testes nucleares

Reuters
Imagem: Reuters

Roberta Rampton e Lisa Lambert

08/03/2019 13h47

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na sexta-feira que ficaria desapontado se a Coreia do Norte retomasse testes de armas nucleares e reiterou que ele mantém um bom relacionamento com o líder norte-coreano, Kim Jong Un.

"Eu ficaria surpreso de uma forma negativa se ele fizesse algo que não fosse do nosso conhecimento. Mas vamos ver o que acontece", disse Trump a repórteres na Casa Branca. "Eu ficaria muito desapontado se soubesse de testes."

Os comentários do presidente ocorrem depois que uma segunda cúpula entre ele e Kim fracassou na semana passada devido a diferenças nas demandas norte-americanas por desnuclearização e nas demandas da Coreia do Norte por alívio de sanções.

Dois institutos de estudo dos EUA e a agência de espionagem de Seul disseram nesta semana que a Coreia do Norte estava reconstruindo um local de lançamento de foguetes, e há relatos de novas atividades em uma fábrica que produziu os primeiros mísseis balísticos intercontinentais da Coreia do Norte capazes de chegar aos Estados Unidos.