Topo

Grupos armados planejaram ataque a presidente da Colômbia, diz procurador-geral

09/04/2019 11h34

Grupos armados planejaram um ataque ao presidente colombiano, Iván Duque, quando ele se encontrasse hoje com líderes de comunidades indígenas, disse o procurador-geral do país.

Duque deve se encontrar com os líderes em decorrência de negociações sobre o fim de um protesto de 27 dias de grupos indígenas, o que causou escassez de alimentos e gasolina em algumas cidades no sudoeste da Colômbia.

O governo chegou a um acordo no sábado para investir mais de 250 milhões de dólares em comunidades indígenas e encerrar o protesto, que é chamado de "minga" na Colômbia.

"Temos informações confiáveis de que, por ocasião de seu encontro com os líderes do protesto em Cauca, alguns grupos armados organizados que se infiltraram nesse movimento social e indígena queriam realizar um ato terrorista que poderia ter afetado a segurança do presidente", disse o procurador-geral, Nestor Humberto Martínez, a jornalistas na noite de ontem.

"Estamos corroborando todas as evidências em uma investigação criminal", afirmou Martínez. "A informação que obtivemos é sobre uma arma de alta precisão."

O procurador-geral não deu mais detalhes sobre a suspeita de conspiração ou se os conspiradores foram presos.

Duque dará continuidade à reunião em Caldono, disse o ministro da Defesa, Guillermo Botero, aos jornalistas ontem, mas em um local escolhido por sua equipe de segurança.

O governo informou que os protestos estão sofrendo infiltrações por membros do grupo rebelde do ELN e ex-membros de guerrilha das Farc que não se desmobilizaram em um acordo de paz em 2016.

As comunidades indígenas bloquearam uma seção da rodovia Pan-Americana na província de Cauca para exigir que o governo cumprisse o investimento social previamente acordado.

Um policial e um manifestante indígena foram mortos durante o bloqueio, ao passo que outras oito pessoas na área morreram em uma explosão supostamente provocada por materiais de fabricação de bombas, segundo um policial.