Topo

Putin supervisiona teste de míssil hipersônico perto da Crimeia

09/01/2020 16h58

MOSCOU (Reuters) - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, supervisionou exercícios militares em uma embarcação no Mar Negro, perto da Crimeia, nesta quinta-feira, o que incluiu o lançamento de um míssil hipersônico Kinzhal em pleno ar, disse o Kremlin.

Um par de caças interceptadores MiG-31K testou o míssil Kinzhal (Perigo) em um alvo situado em um local de testes militares, informou o Kremlin. O exercício envolveu várias embarcações da Marinha.

A Rússia anexou a Crimeia da Ucrânia em 2014, e desde então montou uma infraestrutura militar na península.

A primeira exibição pública do Kinzhal ocorreu em um desfile militar na Praça Vermelha em maio de 2018, e foi uma de várias estreias de armas russas diante dos olhos do mundo.

Putin revelou a existência do Kinzhal em março do mesmo ano, assim como a de outros sistemas de mísseis que se vangloriou de serem imbatíveis, descrevendo como eles são capazes de escapar de qualquer defesa inimiga.

A mídia russa disse que ele pode atingir alvos a até 2 mil quilômetros de distância com ogivas nucleares ou convencionais e que os mísseis já foram enviados ao distrito militar do sul do país.

(Reportagem de Vladimir Soldatkin)