Topo

Forte terremoto atinge leste da Turquia; seis morrem

24/01/2020 15h22

Por Ezgi Erkoyun

ISTAMBUL (Reuters) - Um forte terremoto atingiu o leste da Turquia, nesta sexta-feira, matando seis pessoas e danificando prédios perto do epicentro do tremor, sentido também em muitos países vizinhos.

O terremoto de magnitude 6,8 atingiu a província de Elazig, por volta de 550 quilômetros ao leste da capital Ancara, disse o Centro Sismológico Europeu-Mediterrâneo (EMSC, sigla em inglês). Foi seguido por dúzias de tremores secundários.

Dois governadores regionais, em Elazig e na vizinha Malatya, afirmaram que três pessoas morreram em cada província e que 225 ficaram feridas.

A emissora estatal TRT mostrou imagens da polícia e de serviços de emergência conduzindo buscas em um prédio parcialmente derrubado em Elazia. Janelas estavam quebradas e varandas haviam ido ao chão.

Em outro prédio que caiu, equipes da Autoridade de Administração de Desastres e Emergências da Turquia (AFAD) retiraram com as mãos tijolos e gesso das ruínas.

O ministro do Interior, Suleyman Soylu, descreveu o terremoto como um incidente “nível 3”, de acordo com o plano emergencial de resposta do país. Isso significa que exige assistência nacional, mas está um patamar abaixo de precisar de apoio internacional.

O terremoto atingiu uma área relativamente pouco povoada e remota e pode levar algum tempo para as autoridades avaliarem a extensão total dos danos.