Topo

Câmara dos Deputados dos EUA aprova fundos de US$8,3 bi para combater coronavírus; projeto vai ao Senado

04/03/2020 20h53

Por David Morgan e Richard Cowan

WASHINGTON (Reuters) - A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou nesta quarta-feira projeto de lei de 8,3 bilhões de dólares para combater a propagação do novo coronavírus e desenvolver vacinas para a doença altamente contagiosa.

O projeto vai agora ao Senado para aprovação final.

Refletindo a urgência entre os parlamentares em enfrentar a crescente crise do coronavírus, a Câmara aprovou o projeto por 415 votos a 2 apenas algumas horas depois que os negociadores revelaram seu conteúdo.

A medida inclui dinheiro para expandir os exames do vírus, que infectou pelo menos 129 pessoas nos Estados Unidos. Mais duas mortes foram relatadas nesta quarta-feira, elevando o número de mortos no país para 11.

Com a Casa Branca apoiando o esforço, líderes do Congresso trabalharam para obter uma aprovação rápida para que o presidente Donald Trump possa sancionar a lei nesta semana.

"Precisamos aprovar rapidamente essa legislação. Vidas estão em jogo", disse a presidente do Comitê de Apropriações da Câmara, Nita Lowey, uma democrata, em comunicado.

Pouco antes da votação, os quatro principais líderes democratas e republicanos do Congresso receberam um briefing sobre planos de contingência para o Congresso, caso haja um surto de coronavírus em Washington.