Topo

Ferrovia belga usa sensores para manter distância entre funcionários e prevenir Covid-19

25/05/2020 15h18

Por Clement Rossignol e Francois Lenoir

BRUXELAS (Reuters) - As ferrovias da Bélgica estão testando câmeras inteligentes com sensores para garantir que seus funcionários usem máscaras e mantenham distância para impedir a propagação do coronavírus.

    A partir da próxima semana, as chamadas câmeras inteligentes serão instaladas em cinco pontos estratégicos nos escritórios da operadora de infraestrutura ferroviária belga Infrabel, onde os técnicos normalmente se reúnem, como na cafeteria.

    Um aviso será emitido se as pessoas forem numerosas demais, não tiverem máscara facial ou se aproximarem demais.

    "Precisamos garantir que nossa equipe cumpra as várias diretrizes de distanciamento social. É por isso que estamos configurando vários dispositivos baseados em inteligência artificial", disse à Reuters nesta segunda-feira Benoit Gilson, diretor de estratégia da Infrabel.

    Usando o software disponível online, a Infrabel disse que desenvolveu uma forma de interpretar as imagens da câmera com finalidade de prevenir a Covid-19.

    Em uma demonstração nesta segunda-feira, os funcionários vistos na câmera foram mostrados em uma tela gigante como figuras de palitos cuja distância entre si poderia ser medida em metros. Em outra tela, uma câmera detectou se um trabalhador que entra na sala estava usando uma máscara.

    "Toda a questão da distância (entre indivíduos) é (gerenciada por) um modelo matemático", disse Daniel Degueldre, chefe da equipe de tecnologia da informação da Infrabel.

    A empresa, que tem 11 mil funcionários, disse que já está trabalhando em formas de usar sensores para proteger técnicos que trabalham nas ferrovias belgas, colocando câmeras em capacetes que alertariam a equipe em um acidente.

    Esse conhecimento foi reavaliado para combater o coronavírus.