Topo

OMS faz apelo por US$15 mi em auxílio ao Líbano, após explosão em Beirute

07/08/2020 11h57

CAIRO (Reuters) - A Organização Mundial de Saúde (OMS) fez um apelo por 15 milhões de dólares para emergências sanitárias no Líbano, após a explosão no porto de Beirute, em meio a uma crise econômica e crescimento nos casos de coronavírus no país.

A explosão, que matou mais de 150 pessoas e feriu outras 5.000, também destruiu 17 contêineres com suprimentos médicos da OMS, incluindo equipamentos pessoais de proteção, afirmou o escritório regional da agência para o Oriente Médio, em comunicado, no fim da quinta-feira.

Cinco hospitais na região afetada pela explosão de terça-feira estão funcionando parcialmente ou não estão funcionando, e os primeiros relatos indicam que muitos centros de saúde e instalações de cuidados primários estão danificados ou fora de ação, disse.

Até 300.000 pessoas tiveram que deixar suas moradias e precisam de comida e abrigo, o que também “representa um risco de aceleração da disseminação de Covid-19 e surtos de outras doenças”, disse a representante da OMS no Líbano, Iman Shankiti.

A OMS afirmou que, junto com a Universidade Americana de Beirute, planeja uma avaliação ambiental do impacto da fumaça causada pela explosão de nitrato de amônio.

(Por Aidan Lewis)