Topo

Esse conteúdo é antigo

Candidato de Evo Morales pode vencer eleição na Bolívia no 1º turno, aponta pesquisa

Homem com máscara do candidato do MAS à Presidência da Bolívia, Luis Arce, durante evento de campanha em El Alto - DAVID MERCADO/REUTERS
Homem com máscara do candidato do MAS à Presidência da Bolívia, Luis Arce, durante evento de campanha em El Alto Imagem: DAVID MERCADO/REUTERS

Danny Ramos

Em La Paz (Bolívia)

16/09/2020 19h58

Luis Arce, candidato do partido do ex-presidente da Bolívia Evo Morales, pode vencer as eleições bolivianas do mês que vem já no primeiro turno, com a oposição a ele fragmentada entre partidos rivais, apontou uma pesquisa de opinião publicada hoje.

A pesquisa de grande escala da Fundação Jubileo, conduzida por universidades e organizações de imprensa, apontou que 40,3% dos eleitores votariam nas eleições do dia 18 de outubro no MAS (Movimento para o Socialismo), cujo candidato presidencial é Arce.

O candidato é ex-ministro da Economia do país e leal a Morales.

O ex-presidente Carlos Mesa aparece em segundo na pesquisa — que não leva em conta os indecisos — com 26,2% das intenções de voto, enquanto a atual presidente interina, Jeanine Áñez, ficou em terceiro, com 10,6%.

Para evitar a realização de um segundo turno, o vencedor do pleito precisa de pelo menos 40% dos votos válidos no primeiro, e de uma vantagem de pelo menos 10 pontos para o segundo colocado.

A pesquisa foi conduzida entre os dias 3 e 7 de setembro e entrevistou 15.979 pessoas em todo o país, com um nível de confiança de 95%, de acordo com seus realizadores, uma aliança de mais de 20 organizações bolivianas.

Na semana passada, uma pesquisa da empresa de consultoria e estatísticas Ciesmori apontou que o MAS estaria a 3 pontos de obter uma vitória eleitoral no primeiro turno.

Se a disputa precisar de um segundo turno, Mesa pode vencer caso consiga convencer apoiadores dos outros candidatos a apoiá-lo, segundo analistas.