Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump afirma que anúncio do vencedor de eleições nos EUA pode demorar meses

Ptesidente dos EUA, Donald Trump, em Jacksonville, Flórida -
Ptesidente dos EUA, Donald Trump, em Jacksonville, Flórida

Andy Sullivan

26/09/2020 12h49

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na sexta-feira (25) que os norte-americanos podem não saber o vencedor da eleição presidencial de novembro por meses devido à discussão atual sobre envio de cédulas por correios, reforçando suas críticas a um método que poder ser usado por metade dos eleitores dos EUA neste ano.

Especialistas em eleições disseram que podem ser necessários vários dias após a votação de 3 de novembro até que o vencedor seja conhecido, uma vez que os funcionários responsáveis pelas eleições precisarão de tempo para contar os votos que chegarão após o dia da eleição.

Ao discursar em comício em Newport News, Virgínia, Trump disse que prefere descobrir rapidamente se ganhou ou perdeu do que esperar que as cédulas via correios cheguem.

"Gosto de assistir televisão e ouvir "O vencedor é...", certo? Mas (nesse caso) você pode passar meses sem ouvir isso, porque está tudo uma bagunça", disse ele.

"É muito improvável que você conheça um vencedor naquela noite", disse ele. "Eu posso estar liderando os votos e eles continuarão recebendo cédulas, e cédulas, e cédulas e cédulas. Porque agora estão dizendo que as cédulas podem demorar a chegar."

Decisões judiciais deste mês permitiram que autoridades nos estados de Michigan, Pensilvânia, Wisconsin e Carolina do Norte contabilizem as cédulas de voto que cheguem depois de 3 de novembro, desde que tenham sido enviadas até o dia da eleição.

As pesquisas de opinião mostram que mais democratas do que republicanos planejam votar pelos correios para evitar exposição à covid-19 em zonas eleitorais com aglomerações. A campanha de Trump abriu processos em vários estados para restringir a votação por correspondência.

Nos últimos dias, Trump se recusou a se comprometer com uma transferência pacífica de poder caso perca a eleição para o democrata Joe Biden e disse que espera que a Suprema Corte tenha que declarar o vencedor.