Topo

Após revelações do New York Times, Trump diz que pagou milhões de dólares em impostos

28/09/2020 19h10

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na segunda-feira que pagou "muitos milhões de dólares em impostos" e que ele tinha muito mais ativos do que dívidas, mas não ofereceu evidências ou prometeu liberar suas declarações financeiras antes das eleições marcadas para o dia 3 de novembro.

Em uma série de publicações no Twitter, o presidente republicano respondeu a uma reportagem do jornal New York Times que mostrou que ele pagou apenas 750 dólares em Imposto de Renda federal tanto em 2016 quanto em 2017, após anos reportando perdas expressivas em seus empreendimentos empresariais. 

"Eu paguei muitos milhões de dólares em impostos, mas tive direito, assim como todo mundo, a depreciação e créditos fiscais", escreveu. "Eu não estou nem um pouco endividado --eu tenho poucas dívidas comparadas ao valor dos meus ativos."

O presidente, que irá enfrentar o rival democrata Joe Biden na noite de terça-feira no primeiro debate presidencial da campanha, disse ter "ativos extraordinários" e se gabou de um demonstrativo financeiro "muito IMPRESSIONANTE".

Segundo o jornal, Trump possui centenas de milhões de dólares em dívidas entre perdas crônicas em seus negócios que utilizou para evitar o pagamento de impostos. O Times diz ter tido acesso a declarações de impostos que cobrem mais de duas décadas de Trump e suas empresas. 

As dívidas reportadas de Trump levantam questões de Segurança Nacional, disse a presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, já que o povo merece saber para quem ele deve dinheiro, já que isso poderia ser usado como moeda de troca contra ele.

"Para mim, isso é uma questão de Segurança Nacional", disse Pelosi à rede MSNBC. 

Trump rompeu com uma tradição de décadas entre presidentes e candidatos à Presidência dos Estados Unidos quando se recusou a liberar suas declarações federais de Imposto de Renda na primeira vez que concorreu ao cargo em 2016. 

O republicano diz que fez isso pois está sendo auditado pelo Serviço de Receita Interna, mas a agência diz que não há um motivo pelo qual ele não possa publicar suas declarações enquanto passa por auditoria. 

(Reportagem de Doina Chiacu, Susan Heavey, Lisa Lambert)