Topo

Político venezuelano de oposição Leopoldo López chega a Madri, diz governo espanhol

25/10/2020 13h28

MADRI (Reuters) - O político venezuelano de oposição Leopoldo López chegou a Madri neste domingo, informou o Ministério das Relações Exteriores da Espanha em comunicado, depois de passar o ano passado na residência do embaixador espanhol na Venezuela de modo a escapar da prisão domiciliar.

"Leopoldo López chegou a Madrid hoje, podendo se reunir com sua família", disse o comunicado.

A decisão de López de deixar a embaixada espanhola na Venezuela foi "pessoal e voluntária", disse a pasta.

O partido de López, o Vontade Popular, não revelou como ele deixou a Venezuela, mas duas pessoas familiarizadas com o assunto disseram que ele viajou via Colômbia.

López, em uma série de tuítes na madrugada deste domingo, deu a entender que havia deixado a Venezuela, mas não revelou sua localização.

"Venezuelanos, esta decisão não foi fácil, mas tenham a certeza de que podem contar com este servidor para lutar em qualquer lugar", tuitou López.

"Não vamos descansar e continuaremos trabalhando dia e noite para conseguir a liberdade que todos os venezuelanos merecem."

López foi preso em 2014 após liderar protestos contra o presidente venezuelano, Nicolás Maduro. Ele foi libertado para cumprir prisão domiciliar em 2017.