Topo

Itamaraty responde China e diz que tom de embaixada em resposta a Eduardo Bolsonaro foi ofensivo e desrespeitoso

Embaixada da China repudia publicação de Eduardo Bolsonaro: "Vai arcar com as consequências negativas" Imagem: Alan Santos/Palácio do Planalto

26/11/2020 18h37

BRASÍLIA (Reuters) - Em comunicação à embaixada da China em Brasília, o Itamaraty repreendeu os diplomatas do país pela resposta dada às declarações feitas pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e, em tom pouco diplomático, afirmou que o texto da resposta postada pela embaixada em suas redes sociais é "ofensivo e desrespeitoso."

A chamada nota verbal, uma comunicação de caráter ostensivo entre as chancelarias e as embaixadas, foi publicada pela CNN e teve seu teor confirmado pela Reuters.

Relacionadas

"O tratamento de temas de interesse comum por parte de agentes diplomáticos da República Popular da China no Brasil através das redes sociais não é construtivo, cria fricções completamente desnecessárias e apenas serve aos interesses daqueles que porventura não desejam promover as boas relações entre o Brasil e China", diz o texto.

O "tom e conteúdo ofensivo e desrespeitoso" da declaração dos chineses, postada no Twitter, "prejudica a imagem da China junto à opinião pública brasileira."

Procurado pela Reuters, o Itamaraty não se manifestou.

Eduardo Bolsonaro publicou em sua conta no Twitter uma série de posts em que comemorava a suposta adesão do governo brasileiro ao programa Redes Limpas. No material, dizia que o país estava se afastando da tecnologia da China e que a iniciativa norte-americana criava uma rede de 5G segura, "sem espionagem" chinesa. Mais tarde o deputado apagou a postagem.

A reação da embaixada da China foi dura. Em uma carta assinada pelo porta-voz da representação e publicada também no Twitter na terça-feira, os chineses afirmam que a declaração de Eduardo, filho do presidente Jair Bolsonaro, é totalmente inaceitável e lembram que o deputado e outras autoridades brasileiras têm produzido declarações "infames" sobre a China.

"Instamos essas personalidades a deixar de seguir a retórica da extrema-direita norte-americana, cessar as desinformações e calúnias sobre a China e a amizade sino-brasileira, e evitar ir longe demais no caminho equivocado, tendo em vista os interesses de ambos os povos e a tendência geral da parceria bilateral. Caso contrário, vão arcar com as consequências negativas e carregar a responsabilidade histórica de perturbar a normalidade da parceria China-Brasil", diz a carta chinesa.

Em sua resposta, o Itamaraty diz que tem se abstido de se manifestar em assuntos chineses que atraem atenção global e que espera que o governo da China faça o mesmo em relação ao Brasil.

"Especialmente, não cabe à embaixada da República Popular da China opinar sobre as aspirações e interesses da sociedade brasileira, assim como a embaixada do Brasil na República Popular da China se abstém de opinar sobre as aspirações e interesses da sociedade chinesa", diz a comunicação, emitida pela Secretaria de Negociações Bilaterais na Ásia, Pacífico e Rússia.

De acordo com um diplomata ouvido pela Reuters em condição de anonimato, tanto a embaixada a China quanto o Itamaraty assumiram um tom extremamente agressivo e incomum na diplomacia, com uma repreensão acima do tom do lado brasileiro e ameaças de retaliação do lado chinês.

Mas, enquanto os chineses usaram as redes sociais e uma nota assinada por um porta-voz sem assinatura do diplomata —isso depois de ter procurado o Itamaraty diretamente com uma reclamação formal—, o governo brasileiro usou a nota verbal, uma comunicação oficial entre governos, para criticar outro país.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Itamaraty responde China e diz que tom de embaixada em resposta a Eduardo Bolsonaro foi ofensivo e desrespeitoso - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Política