Topo

Esse conteúdo é antigo

Portugal compartilhará vacinas contra covid-19 com África e Timor Leste

Imagem ilustrativa de vacina  - Com uma população de pouco mais de 10 milhões de habitantes, Portugal tem direito a 35 milhões de doses de vacina neste ano
Imagem ilustrativa de vacina Imagem: Com uma população de pouco mais de 10 milhões de habitantes, Portugal tem direito a 35 milhões de doses de vacina neste ano

Catarina Demony

24/02/2021 12h24Atualizada em 24/02/2021 12h37

LISBOA (Reuters) - Portugal enviará 5% de suas vacinas contra covid-19 a um grupo de países africanos que têm o português como idioma e à pequena nação de Timor Leste na segunda metade do ano, disse o ministro das Relações Exteriores, Augusto Santos Silva, nesta quarta-feira.

Com uma população de pouco mais de 10 milhões de habitantes, Portugal tem direito a 35 milhões de doses de vacina neste ano, conforme um esquema de aquisição coordenado pela União Europeia, a maior parte para as inoculações de duas doses, o que o deixará com milhões de vacinas de sobra. A parcela de 5% representa 1,75 milhão de doses.

O grupo de países é composto pelas ex-colônias portuguesas de Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial e São Tomé e Príncipe.

Santos Silva disse aos repórteres que a distribuição de vacinas entre estes países, assim como à antiga colônia de Timor Leste, no sudeste asiático, é parte de um esforço de "cooperação bilateral". Profissionais de saúde locais serão treinados para administrar as vacinas.

Nações africanas estão com dificuldade para obter vacinas para sua população combinada de 1,3 bilhão de pessoas, e só algumas começaram a administrar doses.

Também nesta quarta-feira, o esquema de compartilhamento de vacina Covax da Organização Mundial da Saúde (OMS) entregou suas primeiras vacinas contra Covid-19 a Gana. A UE contribuiu para o Covax com 500 milhões de euros adicionais.