Topo

Esse conteúdo é antigo

Benefícios de vacina da AstraZeneca superam os riscos, diz OMS durante análise

17/03/2021 12h52

Por Stephanie Nebehay

GENEBRA (Reuters) - Uma comissão de análise de segurança de vacinas da Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta quarta-feira que considera que os benefícios da vacina contra Covid-19 da AstraZeneca superam seus riscos e recomenda que as vacinações continuem.

A OMS listou a vacina da AstraZeneca e da Universidade de Oxford para uso emergencial no mês passado, ampliando o acesso à vacina relativamente barata no mundo em desenvolvimento.

Mais de uma dúzia de países europeus suspenderam o uso da vacina nesta semana devido a preocupações sobre sua segurança.

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) disse que está investigando relatos de 30 casos de problemas sanguíneos incomuns entre cinco milhões de pessoas que receberam a vacina da AstraZeneca. No total, 45 milhões de vacinas contra Covid-19 já foram distribuídas na região.

A agência reguladora da União Europeia divulgará suas conclusões na quinta-feira, mas sua chefe, Emer Cooke, disse não ver motivo para mudar sua recomendação sobre a AstraZeneca --uma de quatro vacinas que aprovou.

A OMS disse que seu Comitê Global de Aconselhamento sobre Segurança de Vacinas está analisando cuidadosamente os dados de segurança disponíveis mais recentes da vacina da AstraZeneca.

"Assim que a análise estiver concluída, a OMS comunicará as conclusões ao público imediatamente", disse a entidade em um comunicado um dia depois de seus especialistas realizarem uma reunião a portas fechadas.

"A esta altura, a OMS considera que os benefícios da vacina da AstraZeneca superam seus riscos e recomenda que as vacinações continuem", acrescentou.

Kate O'Brien, diretora do Departamento de Imunização, Vacinas e Produtos Biológicos da OMS, disse que seu comitê de segurança de vacinas está analisando se efeitos adversos, como coágulos sanguíneos, de fato têm relação com a vacinação.

"Não deveríamos interpretar exageradamente este números específicos que saem dos testes. Elas são vacinas altamente eficazes, são vacinas que salvam vidas, são vacinas seguras e deveríamos continuar a distribui-las", disse O'Brien em uma coletiva de imprensa.

"Então, qualquer um a quem se ofereça uma vacina deveria receber o que quer se se esteja oferecendo pelo programa para que as vacinas que estão sendo oferecidas sejam usadas para seu benefício máximo."