Indígenas peruanos ocupam estação de oleoduto da estatal Petroperú na Amazônia
LIMA (Reuters) - Cerca de 200 pessoas ocuparam as instalações de uma estação de oleoduto da estatal peruana Petroperú como parte de um protesto de indígenas amazônicos, anunciou a empresa nesta terça-feira, em meio a demandas por maior atenção econômica e social na região.
A Petroperú afirmou em um comunicado que moradores do distrito de Manseriche, na região de Loreto, no norte do Peru, invadiram na segunda-feira a estação 5 do oleoduto da empresa e paralisaram o bombeamento.
Na estação os manifestantes "chegaram instalando, de maneira irresponsável, barracas e outros elementos sem ter em conta as condições de segurança", disse a companhia.
A Petroperú disse que retirou seus funcionários do local. Representantes dos indígenas da região amazônica, que realizam constantes bloqueios e ocupações de estações, não puderam ser localizados imediatamente para comentar.
O oleoduto transporta petróleo da floresta no norte do Peru, até a refinaria na costa do Pacífico.
Em agosto do ano passado, três indígenas da região morreram e outras 17 pessoas --entre moradores e policiais-- ficaram feridas após um confronto com as forças de segurança com a petroleira PetroTal.
(Reportagem de Marco Aquino)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.