A Hora

A Hora

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Conectas pede para ONU investigar morte de criança de 4 anos por PMs em SP

A organização brasileira de direitos humanos Conectas encaminhou pedidos de investigação às Nações Unidas (ONU) sobre operação da Polícia Militar do governo de São Paulo que resultou no assassinato de Ryan da Silva Andrade Santos, uma criança de 4 anos, e de Gregory Ribeiro Vasconcelos, adolescente de 17 anos.

O tema é um dos destaques do episódio desta semana do A Hora, podcast de notícias do UOL com os jornalistas Thais Bilenky e José Roberto de Toledo, disponível nas principais plataformas. Ouça aqui.

Os tiros que resultaram nas mortes partiram de armas de PMs, segundo o porta-voz da corporação. A operação foi realizada em 5 de novembro de 2024, em Morro de São Bento, Santos (SP). Os policiais não portavam câmeras corporais e chegaram ao local em veículos descaracterizados, não em viaturas policiais.

Os pedidos da Conectas foram encaminhados a vários relatores especiais das Nações Unidas: Morris Tidball-Binz (sobre execuções arbitrárias), Akua Kuenyehia (justiça racial) e K.P. Ashwini (racismo contemporâneo). Leia a íntegra do pedido aqui.

O que está sendo pedido?

O documento solicita ações específicas por parte dos mecanismos da ONU:

  • A exigência de investigações independentes e imparciais sobre os casos de violência policial;
  • Recomendações para o uso obrigatório de câmeras corporais durante operações;
  • Apoio psicológico aos agentes e famílias envolvidas;
  • Reparações às famílias das vítimas;
  • Responsabilização pelos atos cometidos.

Qual o objetivo do pedido?

O objetivo é pressionar as autoridades brasileiras, em especial o governo Tarcísio de Freitas (estado de São Paulo) e o Ministério Público Estadual, para que tomem medidas concretas em resposta aos casos de violência policial.

Continua após a publicidade

A Conectas pede urgência nas medidas, para evitar a perpetuação de um padrão de violência policial e institucional no Brasil. Solicita também a mobilização internacional por meio de pronunciamentos públicos e ações de conscientização.

Podcast A Hora, com José Roberto de Toledo e Thais Bilenky

A Hora é o podcast de notícias do UOL com os jornalistas Thais Bilenky e José Roberto de Toledo. O programa vai ao ar todas as sextas-feiras pela manhã nas plataformas de podcast e, à tarde, no YouTube. Na TV, é exibido às 16h. O Canal UOL está disponível na Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64) e no UOL Play.

Escute a íntegra nos principais players de podcast, como o Spotify e o Apple Podcasts já na sexta-feira pela manhã. À tarde, a íntegra do programa também estará disponível no formato videocast no YouTube. O conteúdo dará origem também a uma newsletter, enviada aos sábados.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.