Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA vão suspender restrições de viagem para 8 países africanos, diz agência

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden - Alex Wong/Getty Images via AFP
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden Imagem: Alex Wong/Getty Images via AFP

David Shepardson

Em Grand Rapids, Michigan (EUA)

24/12/2021 11h14

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai suspender as restrições de circulação aplicadas a viajantes de oito países africanos, no mês passado, devido aos temores com o avanço da variante ômicron do coronavírus, afirmou uma autoridade do governo à Reuters.

Cidadãos estrangeiros, que foram barrados dos Estados Unidos por terem passado em algum dos oito países nos últimos 14 dias, poderão ser admitidos em voos para os EUA a partir da meia-note e um minuto no dia 31 de dezembro, acrescentou a autoridade.

Os Estados Unidos barraram no dia 29 de novembro quase todos os que não fossem cidadãos norte-americanos que estiveram na África do Sul, Botsuana, Zimbábue, Namíbia, Lesoto, Eswatini, Moçambique e Malauí em uma medida de "abundância de cautela" por conta da variante detectada na África do Sul.

A autoridade afirmou que as agências de saúde pública dos EUA haviam recomendado a suspensão das restrições de viagens pois a manutenção delas não teria um impacto significativo nos casos dos EUA, por conta da atual transmissão generalizada em solo norte-americano, da confiança de que uma vacina específica para a Ômicron não será necessária e de que os imunizantes atualmente disponíveis e as doses de reforço são eficazes.

"Essa pausa de viagem serviu seu propósito. Com ela ganhamos tempo para entender a ciência, ganhamos tempo para analisar a variante", disse a autoridade —que não quer ser identificada já que a decisão ainda não foi publicada— à Reuters.

"Isso não foi feito para manter a Ômicron fora. Nós sabíamos que não podíamos fazer isso. O ponto era reduzir o número de casos entrando no país —naqueles primeiros dias e semanas".