Topo

Esse conteúdo é antigo

Coreia do Norte diz que realizou segundo teste 'importante' de satélite espião

25.abr.2019 - O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, durante encontro com o presidente da Rússia, Vladimir Putin - Mikhail Svetlov/Getty Images
25.abr.2019 - O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, durante encontro com o presidente da Rússia, Vladimir Putin Imagem: Mikhail Svetlov/Getty Images

Josh Smith

Da Reuters

06/03/2022 13h19Atualizada em 06/03/2022 14h00

A Coreia do Norte disse que realizou "outro importante teste" para reconhecimento de sistemas de satélites, informou neste domingo a agência de notícias estatal KCNA, um dia após autoridades militares regionais informarem o lançamento de um míssil balístico no país pela segunda vez na semana.

O lançamento foi condenada pelos governos dos Estados Unidos, da Coreia do Sul e do Japão, que temem que a Coreia do Norte esteja se preparando para realizar um grande teste de armas nos próximos meses. Eles veem os lançamentos de satélites do Norte como testes velados de tecnologia de mísseis balísticos proibidos pelas resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

A Administração Nacional de Desenvolvimento Aeroespacial da Coreia do Norte (NADA, na sigla em inglês) e a Academia de Ciências da Defesa conduziram o lançamento "sob o plano de desenvolver um satélite de reconhecimento", informou a KCNA.

Foi o segundo lançamento desse tipo em uma semana para testar equipamentos de satélite e o nono lançamento de míssil este ano.

"Através do teste, a NADA confirmou a confiabilidade do sistema de transmissão e recepção de dados do satélite, seu sistema de comando de controle e vários sistemas de controle terrestre", disse a KCNA.