Apuração USA: como seguir ao vivo eleições nos Estados Unidos
Hoje, dia 5 de novembro de 2024, eleitores dos Estados Unidos participam das eleições presidenciais. A vice-presidente e atual candidata Kamala Harris representa o Partido Democrata, enquanto o ex-presidente Donald Trump é o candidato do Partido Republicano. Você pode acompanhar a apuração dos votos nesta página.
O resultado final das eleições nos EUA não tem uma data exata para ser divulgado. É esperado que os primeiros números comecem a sair na noite desta terça-feira, mas a contagem completa pode demorar alguns dias, como aconteceu na eleição de Biden em 2020.
Este pleito é singular por colocar Kamala Harris, vice-presidente em exercício, frente a Trump, ex-presidente de 2017 a 2020. Além do cargo presidencial, os americanos também elegem os 435 deputados e 34 senadores do Congresso.
Nos EUA, a eleição é indireta, decidida pelos delegados do Colégio Eleitoral. Assim, o voto dos cidadãos define o número de delegados por estado, que, então, decide o vencedor final.
Os candidatos
Kamala Harris, candidata pelo Partido Democrata, escolheu como vice Tim Walz, governador de Minnesota.
Pelo Partido Republicano, Donald Trump convidou J. D. Vance, senador de Ohio, para compor a chapa.
Como votam os americanos?
Nos EUA, os eleitores têm três opções de voto: presencialmente no dia, antecipadamente ou pelo correio, com envio permitido semanas antes do dia oficial. Em caso de grande volume de votos por correio, a apuração pode ser mais demorada, como aconteceu em 2020.
Cada estado define suas próprias normas de votação e contagem. Em estados como a Flórida, é permitido contar cédulas enviadas pelo correio assim que chegam, acelerando o processo de apuração.
Como é feita a apuração?
Para vencer, um candidato deve obter ao menos 270 dos 538 votos do Colégio Eleitoral. Em Maine e Nebraska, o sistema proporcional permite que parte dos delegados siga o resultado distrital.
O Colégio Eleitoral permite que um candidato ganhe mesmo sem a maioria do voto popular, como em 2016 com Trump. A projeção do vencedor é feita na noite da eleição, mas o resultado formal só é validado em dezembro pelo Colégio Eleitoral.
Em caso de empate, a Câmara dos Deputados escolhe o presidente, como ocorreu em 1800 e 1824.
Deixe seu comentário