Topo

Esse conteúdo é antigo

Kremlin acolhe demandas por escrito da Ucrânia, mas diz que não há sinal de avanço

30/03/2022 08h53

(Reuters) - O Kremlin saudou nesta quarta-feira o fato de Kiev ter apresentado por escrito suas exigências para o fim do conflito na Ucrânia, mas disse que ainda não há sinal de avanço.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou a repórteres que a Rússia não notou nada realmente promissor ou que parecesse um avanço, e disse que há um longo período de trabalho pela frente.

A Ucrânia apresentou suas demandas quando os negociadores dos dois lados se reuniram na Turquia na terça-feira.

A Rússia enviou dezenas de milhares de soldados para a Ucrânia em 24 de fevereiro, no que chamou de operação especial para degradar as capacidades militares de sua vizinha do sul e erradicar pessoas que diz serem nacionalistas perigosos.

As forças ucranianas montaram uma forte resistência e até agora impediram a Rússia de tomar qualquer grande cidade.

Os negociadores ucranianos disseram em Istambul que propuseram que a Ucrânia adote um status neutro em troca de garantias de segurança, o que significa que não se juntaria a alianças militares ou hospedaria bases militares para outros países.

As propostas, que entrariam em vigor apenas no caso de um cessar-fogo completo, também incluem um período de consulta de 15 anos sobre o status da península da Crimeia, que Moscou tomou da Ucrânia e anexou em 2014.

Peskov disse que o principal negociador russo nas negociações de paz fornecerá uma atualização ainda nesta quarta-feira - mas que a Crimeia faz parte da Rússia, e a Constituição russa impede discutir o destino de qualquer região russa com qualquer outra parte.

A Rússia disse em Istambul que reduziria drasticamente a atividade militar em torno de Kiev e da cidade de Chernihiv, no norte da Ucrânia, como um sinal de boa vontade.