Topo

Esse conteúdo é antigo

Rússia exibe míssil de cruzeiro hipersônico Zircon em lançamento de teste no mar

28/05/2022 12h34

(Reuters) - A Rússia testou com sucesso um míssil de cruzeiro hipersônico Zircon a uma distância de cerca de 1.000 quilômetros, disse o Ministério da Defesa neste sábado.

O míssil foi disparado do Mar de Barents e atingiu um alvo no Mar Branco, disse. O vídeo divulgado pelo ministério mostrou o míssil sendo disparado de um navio e voando para o céu em uma trajetória íngreme.

O presidente Vladimir Putin descreveu o Zircon como parte de uma nova geração de sistemas de armas incomparáveis. Armas hipersônicas podem viajar a nove vezes a velocidade do som, e a Rússia realizou testes anteriores do Zircon de navios de guerra e submarinos no ano passado.

As forças armadas da Rússia sofreram pesadas perdas de homens e equipamentos durante a invasão de três meses da Ucrânia, que chama de "operação especial", mas continuou a realizar testes de armas de alto nível para lembrar ao mundo suas proezas na tecnologia de mísseis.

No mês passado, fez o teste de lançamento de um novo míssil intercontinental com capacidade nuclear, o Sarmat, capaz de transportar 10 ou mais ogivas e atingir os Estados Unidos.

(Reportagem de Mark Trevelyan; Edição de Kirsten Donovan)