Topo

Brasil perde para Camarões, mas garante liderança do Grupo G e vai enfrentar Coreia do Sul

02/12/2022 18h13

Por Simon Jennings

LUSAIL (Reuters) - A seleção brasileira perdeu para Camarões por 1 x 0 nesta sexta-feira no Estádio Lusail, em seu último jogo da fase de grupos da Copa do Mundo, mas ainda garantiu a liderança do Grupo G ao superar a segunda colocada Suíça no saldo de gols e vai enfrentar a Coreia do Sul nas oitavas de final.

Com o Brasil já garantido na fase final, o técnico Tite escalou uma equipe completamente reserva para a partida contra os camaroneses. O atacante Gabriel Martinelli foi o grande destaque com suas arrancadas pelo lado esquerdo, mas a seleção não conseguiu aproveitar as boas oportunidades que criou.

Tite fez uma tripla substituição logo após o intervalo, colocando Marquinhos no lugar do lesionado Alex Telles e substituindo Rodrygo e Fred por Éverton Ribeiro e Bruno Guimarães.

Os substitutos levaram o Brasil a uma repentina onda de chances, com o goleiro camaronês Epassy forçado a entrar em ação três vezes em poucos minutos.

Primeiro, Martinelli esquentou as mãos do goleiro camaronês com um chute alto. Em seguida, Eder Militão tentou a sorte em um escanteio, conseguindo uma falha do goleiro camaronês, que se recuperou para agarrar a bola, e na sequência o animado Antony entrou em ação, forçando Epassy a uma defesa em um mergulho.

"Dominamos a partida e tivemos várias chances, só faltou um gol", disse Eder Militão. "Devíamos ter marcado, mas a falta de atenção numa jogada permitiu-lhes marcar. É frustrante levando em conta a forma como jogamos".

Tite ainda colocou Pedro e Rafinha, enquanto o Brasil buscava manter a campanha perfeita na fase de grupos, mas Camarões segurou o ataque brasileiro até Aboubakar chegar no lugar certo na hora certa para aproveitar o momento.

Já nos acréscimos, o atacante camaronês marcou o único gol da partida, aproveitando cruzamento para tocar de cabeça no canto da meta brasileira, sem chances para o goleiro Éderson. Com o gol, o Brasil deixa de ser a única equipe que ainda não havia levado gols no torneio.

O resultado garantiu a primeira vitória de Camarões na Copa do Mundo desde que os africanos derrotaram a Arábia Saudita em 2002.

Alex Telles deixou a partida com dores no joelho direito e forçou Tite a improvisar o zagueiro Marquinhos na posição, uma vez que o titular da posição, Alex Sandro, já não havia sido vetado do confronto após sofrer um problema muscular no quadril.

O Brasil retorna aos gramados na próxima segunda-feira contra a Coreia do Sul no Estádio 974, pelas oitavas de final do Mundial.

(Reportagem adicional de Fernando Cardoso, em São Paulo)