Topo

Tensões aumentam no norte de Kosovo em meio a bloqueios de estradas e alerta militar sérvio

27/12/2022 10h07

MITROVICA, Kosovo (Reuters) - Manifestantes sérvios na cidade etnicamente dividida de Mitrovica, no norte de Kosovo, ergueram novas barricadas nesta terça-feira, horas depois que a Sérvia disse ter colocado seu Exército em alerta máximo de combate após semanas de tensões crescentes entre Belgrado e Pristina.

O Ministério da Defesa da Sérvia disse em um comunicado na segunda-feira que, em resposta aos últimos acontecimentos na região e sua crença de que Kosovo estava se preparando para atacar os sérvios e remover as barricadas à força, o presidente Aleksandar Vucic ordenou que o Exército e a polícia da Sérvia fossem colocados no alerta máximo.

"Não há motivo para pânico, mas há motivo para preocupação", disse o ministro da Defesa da Sérvia, Milos Vucevic, à televisão RTS na noite de segunda-feira.

Desde 10 de dezembro, sérvios no norte de Kosovo promovem vários bloqueios de estradas dentro e ao redor de Mitrovica e trocaram tiros com a polícia após a prisão de um ex-policial sérvio por supostamente agredir policiais em serviço durante um protesto anterior.

Cerca de 50.000 sérvios vivem na parte norte de Kosovo, de maioria albanesa, e se recusam a reconhecer o governo de Pristina ou o Estado. Eles veem Belgrado como sua capital e são apoiados pela Sérvia, da qual Kosovo declarou independência em 2008.

"Kosovo não pode dialogar com gangues criminosas e a liberdade de movimento deve ser restaurada. Não deve haver barricadas em nenhuma estrada", disse o governo kosovar em um comunicado na segunda-feira.

Pristina acrescentou que a polícia tem capacidade e prontidão para agir, mas espera que a força de manutenção da paz KFOR Kosovo, da Otan, que mantém um papel neutro, responda ao seu pedido para remover as barricadas.

"Pedimos a todos os lados que ajudem a garantir a segurança e a liberdade de movimento em Kosovo e evitem que narrativas enganosas afetem o processo de diálogo", disse a KFOR em um comunicado.

(Reportagem de Fatos Bytyci e Ivana Sekularac)