Topo

Papa Francisco deve deixar hospital e participar de missa de Páscoa, diz Vaticano

31/03/2023 12h03

Por Crispian Balmer

CIDADE DO VATICANO (Reuters) - O papa Francisco deve deixar o hospital no sábado enquanto aguarda os resultados de seus últimos exames médicos e está previsto que participe de uma missa no Domingo de Ramos no dia seguinte, informou o Vaticano nesta sexta-feira.

O papa, de 86 anos, foi levado ao hospital Gemelli, em Roma, há dois dias, depois de reclamar de dificuldades respiratórias. Ele foi diagnosticado com bronquite e respondeu bem a uma infusão de antibióticos, segundo a equipe médica.

"Sua Santidade deve retornar a Santa Marta amanhã, assim que forem conhecidos os resultados dos últimos exames desta manhã", disse o Vaticano, referindo-se a uma residência próxima à Basílica de São Pedro, onde mora o papa.

Destacando a melhora da saúde do papa, o Vaticano afirmou que ele comeu pizza na noite de quinta-feira no hospital com seus médicos, enfermeiros, assistentes e equipe de segurança.

O porta-voz do Vaticano Matteo Bruni confirmou que, se Francisco realmente voltar para casa em 1º de abril, participará no dia seguinte de uma cerimônia para o Domingo de Ramos - um evento importante no calendário da Igreja que dá início às celebrações da semana da Páscoa.

A Semana Santa, como é conhecida, inclui uma agenda lotada de rituais e cerimônias que podem ser fisicamente exaustivos, incluindo uma procissão noturna da Sexta-Feira Santa no Coliseu de Roma.

O papa, que comemorou o 10º aniversário de seu pontificado neste mês, sofreu várias doenças nos últimos anos. Francisco foi hospitalizado pela última vez em julho de 2021, quando teve parte de seu cólon removido em uma operação destinada a tratar uma doença intestinal dolorosa chamada diverticulite.

"Quando vividas com fé, as provações e dificuldades da vida servem para purificar nossos corações, tornando-os mais humildes e, portanto, cada vez mais abertos a Deus", tuitou o papa nesta sexta-feira.

(Por Crispian Balmer, Gavin Jones e Alvise Armellini)