Topo

Paramilitares do Sudão entram em conflito com Exército em aparente tentativa de golpe

15/04/2023 12h43

Por Khalid Abdelaziz e Nafisa Eltahir

CARTUM (Reuters) - O principal grupo paramilitar do Sudão disse ter tomado o palácio presidencial, a residência do chefe do Exército e o aeroporto internacional de Cartum neste sábado, em uma aparente tentativa de golpe, mas os militares disseram estar revidando.

As Forças de Apoio Rápido (RSF, na sigla em inglês), que acusam o Exército de atacá-las primeiro, disseram também ter assumido o controle dos aeroportos na cidade de Merowe, no norte, e em El-Obeid, no oeste.

A situação na área é incerta. O Exército disse estar lutando contra as RSF em locais que os paramilitares disseram ter tomado e também alegou ter assumido algumas bases das RSF, negando que o grupo paramilitar tenha tomado o aeroporto de Merowe.

Os confrontos seguem as crescentes tensões entre o Exército e as RSF sobre a integração das RSF às Forças Armadas e sobre quem deveria supervisionar o processo. O desacordo atrasou a assinatura de um tratado apoiado internacionalmente com partidos políticos sobre a transição para a democracia.

Forças civis que assinaram uma versão preliminar desse acordo em dezembro pediram neste sábado a suspensão imediata das hostilidades por ambas as partes, para impedir que o Sudão escorregue "no precipício do colapso total".

"Este é um momento crucial na história do nosso país", disseram em comunicado. "Esta é uma guerra que ninguém vencerá e que destruirá nosso país para sempre."

As RSF acusam o Exército de planejar um complô de apoiadores do ex-presidente sudanês, Hassan al-Bashir, deposto em 2019, e de tentar um golpe.

O Exército disse que a Força Aérea Sudanesa está conduzindo operações contra as RSF. Imagens de emissoras mostram uma aeronave militar no céu acima de Cartum, mas a Reuters não conseguiu confirmar o material de forma independente.

Tiros podiam ser ouvidos em várias partes de Cartum e testemunhas relataram tiroteios em cidades vizinhas.

Um jornalista da Reuters viu canhões e veículos blindados nas ruas da capital e ouviu tiros de armas pesadas perto das sedes do Exército e das RSF.

Imagens de televisão mostraram fumaça subindo sobre várias áreas de Cartum.

Segundo os médicos, pelo menos três civis foram mortos.

Os confrontos também ocorreram na sede da televisão estatal sudanesa, de acordo com um âncora que apareceu na TV.

O brigadeiro-general Nabil Abdallah disse que há uma forte presença de tropas das RSF na sede da TV em Cartum.

(Reportagem de Khalid Abdelaziz em Cartum e Nafisa Eltahir no Cairo)