Topo

Zelenskiy faz mistério sobre contra-ofensiva da Ucrânia, mas diz que generais estão empolgados

10/06/2023 13h21

Por Tom Balmforth

KIEV (Reuters) - O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, disse neste sábado que as operações da contra-ofensiva ucranianas estão em andamento, mas manteve a discrição ao oferecer detalhes a não ser enviar uma mensagem ao Kremlin de que os principais generais do país estão animados com o plano.

Em coletiva de imprensa em Kiev, Zelenskiy fez pouco caso quando instado a comentar uma declaração do presidente russo, Vladimir Putin, que na sexta-feira disse que as forças ucranianas já haviam iniciado a tão alardeada campanha de contra-ofensiva militar.

"Ações contra-ofensivas e defensivas estão sendo realizadas na Ucrânia, mas não vou dar detalhes sobre em qual estágio elas estão", disse ele, para depois listar os principais generais da Ucrânia pelo nome.

"Eles estão todos de bom humor. Passe isso para Putin", disse ele com um sorriso ao lado do primeiro-ministro canadense Justin Trudeau.

A Ucrânia afirma há meses que planeja iniciar uma grande contra-ofensiva para recuperar extensões de terra ocupadas pela Rússia no sul e no leste, mas por enquanto está impondo um silêncio operacional estrito e negou já ter iniciado a operação principal.

A Rússia diz que a Ucrânia lançou um grande ataque esta semana, mas que as forças de Kiev não conseguiram romper suas defesas e também sofreram pesadas baixas.

Com pouca informação vinda de órgãos independentes nas linhas de frente, tem sido difícil avaliar o estado dos combates.

(Reportagem de Tom Balmforth e Felix Hoske)