Lituânia fecha duas passagens de fronteira com Belarus
VILNIUS - O governo da Lituânia disse nesta quarta-feira que decidiu fechar dois dos seis pontos de passagem de fronteira do país com Belarus devido a "circunstâncias geopolíticas", semanas depois que os mercenários russos do Grupo Wagner se refugiaram no país.
O governo não especificou circunstâncias nem ameaças em sua decisão de fechar a partir de sexta-feira os dois pontos de passagem rurais, que não eram usados por veículos comerciais.
Nas semanas anteriores, autoridades lituanas desencorajaram seus cidadãos a viajar para Belarus, um aliado próximo da Rússia, colocando placas nas fronteiras dizendo: "Não arrisque sua segurança - não viaje para Belarus. Você pode não conseguir voltar".
A vizinha Polônia fechou todos os pontos de passagem de fronteira com Belarus, exceto um, este ano, após a prisão de um jornalista de origem polonesa e a expulsão de diplomatas poloneses.
A Letônia, terceiro país da União Europeia que faz fronteira com Belarus, tem duas travessias operacionais.
O ministro da Defesa da Letônia ordenou que o Exército ajude a proteger a fronteira na terça-feira, depois de quase 100 tentativas de imigrantes ilegais de atravessar a fronteira a partir de Belarus em 24 horas.
A Polônia anunciou planos na semana passada para mover 10.000 soldados adicionais para a fronteira com Belarus para apoiar os guardas existentes.
(Reportagem de Andrius Sytas)
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.