Manifestantes italianos contra mudança climática pintam Grande Canal de Veneza de verde

VENEZA (Reuters) - Ambientalistas italianos usaram um corante para deixar o Grande Canal de Veneza verde neste sábado, em protesto contra o que consideraram uma falta de progresso na cúpula climática COP28, que acontece  em Dubai.

Manifestantes do grupo Extinction Rebellion se penduraram na ponte Rialto sobre o canal com a ajuda de cordas de escalada e exibiram uma faixa que dizia: “COP28: Enquanto o governo fala, estamos pendurados por um fio”.

Pequenos trechos de rios e canais em cidades italianas, desde o rio Po, em Turim, no norte, até o Tibre, em Roma, no sul, também ficaram verdes em protestos semelhantes.

“Em algumas horas, essas águas voltarão a ser o que eram antes”, disse a Extinction Rebellion. “Entretanto, enquanto os governos conversam, contamos os danos e as vítimas das constantes inundações e incêndios”, acrescentou o grupo em comunicado.

O grupo disse que o efeito visual foi criado por um corante fluorescente inofensivo que é usado na indústria para rastrear itens na água. No entanto, o presidente da Câmara de Veneza, Luigi Brugnaro, denunciou o que chamou de “ecovândalos” e apelou às autoridades italianas para os punirem.

(Por Keith Weir)

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes