Criança é esfaqueada na Finlândia, polícia suspeita de homem com simpatias pela extrema-direita

HELSINQUE (Reuters) - Um homem com simpatias pela extrema-direita é suspeito de ter realizado um ataque com faca no qual uma criança de 12 anos foi gravemente ferida em um shopping center na cidade de Oulu, no norte da Finlândia, informou a polícia nesta sexta-feira.

O suspeito também atingiu uma segunda criança no ataque, que ocorreu na noite de quinta-feira, e enfrentará acusações preliminares de duas tentativas de assassinato, disse o órgão nacional de investigação em um comunicado.

"A investigação criminal ainda está em um estágio inicial e a polícia não sabe o motivo exato do ato. Eles sabem, entretanto, que o suspeito tem um histórico de atividades de extrema-direita", afirmou o órgão.

A emissora pública Yle mostrou imagens do que disse ser uma poça de sangue no chão do shopping center.

O primeiro-ministro da Finlândia, Petteri Orpo, condenou o ataque.

"A violência da extrema-direita é uma ameaça genuína na Finlândia", disse Orpo em uma publicação na rede social X. "Não há espaço para extremismo de qualquer tipo neste país."

A criança de 12 anos estava em uma condição estável depois de ser gravemente ferida no ataque, segundo a polícia.

Acredita-se que o suspeito, nascido em 1990, tenha esfaqueado a criança várias vezes por trás antes de ser impedido por um segurança, informou o órgão nacional de investigação.

(Reportagem de Anne Kauranen)

Deixe seu comentário

Só para assinantes