Josias de Souza

Josias de Souza

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Aliados de Nunes em São Paulo chefiam 11 ministérios sob Lula

Na disputa pela prefeitura de São Paulo, uma dúzia de partidos apoiam a candidatura de Ricardo Nunes à reeleição. Cinco deles controlam em Brasília 11 ministérios e mais a Caixa Econômica Federal. MDB, PSD e União Brasil chefiam três pastas cada um. Republicanos, uma pasta. PP, um ministério e a Caixa.

Enquanto aguarda na fila pelas sentenças criminais do STF, Bolsonaro impôs a Ricardo Nunes um vice duro de roer: o coronel Ricardo Mello Araújo. Alguns aliados fizeram cara de nojo. Não por aversão ao padrinho do vice, mas porque ambicionavam a posição. Azeitada em jantar no Palácio dos Bandeirantes, a escolha do ex-comandante da Rota foi oficializada por Tarcísio de Freitas, na última sexta-feira.

Fechado com Guilherme Boulos em São Paulo, Lula pode acusar o centrão de tudo, exceto de falta de transparência. Arthur Lira mostrou o rabo do cavalo há mais de um ano, em Nova York. Numa palestra para empresários, em maio de 2023, o imperador da Câmara tratou a inelegibilidade de Bolsonaro como uma oportunidade a ser aproveitada.

Lira disse coisas assim: "Um candidato [ao Planalto] de direita, errando menos, com o fortalecimento de uma base [conservadora] que existe no Brasil, e o presidente Bolsonaro como eleitor, eu acho que o quadro fica bastante desanimador para quem quiser disputar [pela esquerda] uma eleição em 2026".

Na definição de Getúlio Vargas, política é esperar o cavalo passar. Com pressa, a centro-direita capricha no pragmatismo. Alimentada com a ração federal de Lula, a fina flor do conservadorismo submete-se às esporas de Bolsonaro em São Paulo no pressuposto de que Tarcísio de Freitas, seu provável herdeiro político, chegará ao páreo de 2026 como uma barbada.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes