Eleitores indecisos reagem a desempenho de Biden no debate

Por Tim Reid e Gram Slattery

(Reuters) - Um grupo de eleitores norte-americanos que não conseguiu escolher entre Joe Biden e Donald Trump antes do debate presidencial de quinta-feira chegou a um veredicto após a disputa, e as notícias foram quase universalmente ruins para Biden.

Dos 13 "indecisos" que falaram com a Reuters, 10 descreveram o desempenho do presidente democrata de 81 anos contra o candidato republicano Trump como fraco, confuso, embaraçoso e difícil de assistir.

A aposentada Gina Gannon, de 65 anos, do Estado da Geórgia votou em Trump em 2016 antes de trocá-lo por Biden em 2020.

"Joe Biden parecia muito fraco e confuso desde o início. Preocupa-me que nossos inimigos globais vejam Joe Biden dessa maneira. Fiquei chocada e desanimada. Detesto ver nosso presidente agindo dessa forma na TV e diante do mundo", disse Gannon.

"Com certeza vou votar em Donald Trump agora",a acrescentou.

Normalmente, os debates presidenciais têm influência limitada sobre os eleitores, mas Biden e Trump estão em uma disputa acirrada e a eleição provavelmente será decidida por alguns milhares de votos em um punhado de Estados decisivos. Ambos precisam conquistar o número relativamente pequeno de eleitores que ainda não decidiram em quem votar.

Biden teve um desempenho instável e vacilante, enquanto Trump o estocou com uma série de ataques muitas vezes falsos.

A fraca apresentação de Biden abalou seus colegas democratas e deve aprofundar preocupações dos eleitores de que ele está velho demais para cumprir outro mandato de quatro anos.

Continua após a publicidade

Sete dos nove eleitores que ficaram desanimados com o desempenho de Biden disseram à Reuters que agora estão inclinados a votar em Trump, porque não acreditam mais que Biden possa desempenhar suas funções como presidente.

Três deles disseram que definitivamente votariam em Trump em sua revanche eleitoral de 5 de novembro contra Biden, embora dois deles tenham dito que não gostam do ex-presidente republicano.

Meredith Marshall, autônoma de 51 anos, da região de Los Angeles, disse que o debate a deixou em choque.

Ela votou em Biden em 2020, mas agora está se inclinando para Trump, devido ao que ela descreveu como a falta de acuidade mental de Biden.

"Deus me livre se minhas escolhas forem como estão agora, com base nesse debate. Sem dúvida, eu votaria em um mentiroso e um condenado em vez de uma pessoa que parece não estar mentalmente bem."

Cerca de 20% dos eleitores afirmam que não escolheram um candidato na corrida presidencial deste ano, estão inclinados a opções de terceiros ou talvez nem votem, de acordo com a pesquisa Reuters/Ipsos mais recente.

Continua após a publicidade

Nem tudo foram más notícias para Biden.

Ashley Altum, uma gerente de saúde mental de 28 anos da Carolina do Sul, estava dividida entre Biden e um candidato de outro partido antes do debate.

Agora ela está mais inclinada a Biden.

Ela disse estar satisfeita com as respostas de Biden, já que ele estava mais disposto do que Trump a responder objetivamente às perguntas.

"Eu vi Biden escorregar um pouco, mas sempre me surpreende que mais pessoas não o façam nessas situações", disse ela. "Acho que o fato de alguém poder ir até lá e falar com eloquência é impressionante para começar."

Biden ressaltou no debate que Trump, aos 78 anos, é apenas três anos mais jovem.

Continua após a publicidade

"Mas Trump era apenas Trump. Do ponto de vista do declínio cognitivo, não vi isso em Trump", disse o engenheiro de software da Carolina do SulTom Reich, de 36 anos.

As questões de idade e capacidade mental explodiram na trilha da campanha em fevereiro, após um relatório de um advogado especial do Departamento de Justiça sugerindo que Biden estava sofrendo lapsos de memória.

"Que desastre para os democratas", disse Scott Harrington, de 63 anos, um peixeiro de Massachusetts, após assistir ao debate.

"Eu estava basicamente indeciso, mas esperava que Biden tivesse sido bom o suficiente para que eu pudesse votar nele. Não gosto muito de Trump. Eu estava preocupado que Biden mostrasse que não está à altura do cargo, mas ele foi ainda pior do que eu temia. Talvez eu me abstenha."

(Reportagem de Tim Reid e Gram Slattery em Washington; reportagem adicional de Helen Coster e Alexandria UlmeR)

Deixe seu comentário

Só para assinantes