Agressor é morto após disparar besta contra policial que protegia embaixada israelense em Belgrado

Por Ivana Sekularac

BELGRADO (Reuters) - O homem que disparou uma besta contra um policial que fazia a guarda da embaixada israelense em Belgrado foi morto neste sábado, no que o ministro do Interior da Sérvia, Ivica Dacic, chamou de um ataque terrorista contra o país europeu.

Nenhum funcionário da embaixada ficou ferido no ataque, disse o ministério das Relações Exteriores de Israel, e o policial estava em condição estável no hospital após uma cirurgia para remover uma flecha do pescoço, disse Vucic.

Vucic identificou o agressor como Salahudin Zujovic, um homem do centro da Sérvia que havia se convertido do cristianismo ortodoxo sérvio ao islamismo, e disse que ele tinha trabalhado com um cúmplice que permanecia foragido.

"Estamos procurando outra pessoa", disse Vucic aos repórteres após visitar o policial ferido. "Vamos proteger todas as missões diplomáticas e também garantir a segurança."

Mais cedo, o ministro do Interior, Ivica Dacic, disse que o policial que foi atacado disparou vários tiros contra o agressor, matando-o.

Ele disse que várias pessoas foram presas sob suspeita de estarem ligadas ao ataque e que os investigadores estavam examinando possíveis ligações com seguidores da seita puritana muçulmana sunita Wahhabi.

O Ministério das Relações Exteriores de Israel afirmou que houve “a tentativa de um ataque terrorista nas imediações da embaixada israelense em Belgrado”. “A embaixada está fechada e nenhum funcionário ficou ferido. As circunstâncias do incidente estão sob investigação”, acrescentou o comunicado.

Instituições ligadas a Israel em todo o mundo estão em alerta para ataques e protestos desde que o país lançou uma guerra para eliminar o Hamas da Faixa de Gaza, depois de o grupo islâmico ter atacado o sul de Israel no dia 7 de outubro de 2023.

Continua após a publicidade

(Reportagem de Ivana Sekularac; reportagem adicional de Emily Rose em  Jerusalém)

Deixe seu comentário

Só para assinantes