Não há progresso nas negociações de cessar-fogo em Gaza com Israel, diz oficial do Hamas

(Reuters) - Um alto funcionário do grupo militante islâmico Hamas, Osama Hamdan, disse no sábado que não houve progresso nas negociações de cessar-fogo com Israel sobre a guerra de Gaza.

O grupo palestino ainda está pronto para "lidar positivamente" com qualquer proposta de cessar-fogo que ponha fim à guerra, disse Hamdan em uma coletiva de imprensa em Beirute.

Os esforços dos mediadores árabes, apoiados pelos Estados Unidos, até agora não conseguiram fechar um cessar-fogo. O Hamas diz que qualquer acordo precisa encerrar a guerra e levar à retirada total de Israel de Gaza, enquanto Israel diz que aceitará apenas pausas temporárias nos combates até que o Hamas, que governa Gaza desde 2007, seja erradicado.

Hamdan também culpou os Estados Unidos por pressionar o Hamas a aceitar as condições de Israel.

"Mais uma vez, o Hamas está pronto para lidar positivamente com qualquer proposta que garanta um cessar-fogo permanente, uma retirada abrangente da Faixa de Gaza e um acordo sério de troca", disse Hamdan, referindo-se a uma possível troca de reféns mantidos em Gaza por palestinos nas prisões israelenses.

(Reportagem de Nidal Al Maghrabi e Ahmed Tolba; texto de Hatem Maher)

Deixe seu comentário

Só para assinantes