Bolívia convoca embaixador após Milei chamar tentativa de golpe de 'fraude'
O governo da Bolívia convocou o embaixador argentino após comentários do gabinete do presidente da Argentina, Javier Milei, referindo-se a alegações de uma tentativa de golpe na semana passada em La Paz como "fraudulentas".
A ministra interina das Relações Exteriores, Maria Nela Prada, disse em entrevista coletiva que o governo da Bolívia "rejeita energicamente" os comentários do gabinete de Milei e que seu embaixador na Argentina foi chamado para reuniões.
Na última quarta-feira (26), o agora preso general Juan José Zúñiga liderou unidades militares à principal praça de La Paz, casa do palácio presidencial e do Congresso. Um veículo blindado derrubou porta do palácio para permitir que os soldados entrassem no prédio.
Posteriormente, Zúñiga disse que seguia ordem do presidente Luis Arce, que negou ter tido qualquer envolvimento ou conhecimento prévio sobre a operação de Zúñiga.
No domingo (30), no entanto, o gabinete de Milei emitiu comunicado dizendo que as declarações do governo sobre o assunto "não eram muito confiáveis" e "repudiou a falsa acusação de golpe pelo governo da Bolívia em 26 de junho, confirmada como fraudulenta".