Topo

Ministros de Rússia e China discutem laços, Ucrânia e Península Coreana nos bastidores do G20

19/11/2024 08h16

(Reuters) - Os ministros das Relações Exteriores da China e da Rússia discutiram os laços bilaterais, o conflito na Ucrânia e a situação na Península Coreana à margem da reunião do Grupo dos 20 no Brasil, informaram os ministérios das Relações Exteriores dos dois países na terça-feira.

"Estamos realmente em um estágio sem precedentes no desenvolvimento de nossas relações estratégicas de uma parceria abrangente", afirmou o russo Sergei Lavrov ao seu colega chinês, Wang Yi, de acordo com uma postagem no canal Telegram do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

Relacionadas

Wang disse que Pequim está disposta a trabalhar com a Rússia para fortalecer ainda mais a "coordenação estratégica abrangente" bilateral, informou o Ministério das Relações Exteriores da China em um comunicado.

Os "dois lados também trocaram opiniões sobre a crise da Ucrânia e a situação na Península Coreana", acrescentou, sem fornecer mais detalhes.

A reunião faz parte de negociações bilaterais entre a China e a Rússia que se seguiu à invasão em grande escala da Ucrânia por Moscou há 1.000 dias. A guerra colocou Moscou no ostracismo em relação aos aliados ocidentais de Kiev, levando a uma série de sanções contra políticos e negócios russos.

A China e a Rússia declararam uma parceria "sem limites" quando o presidente russo, Vladimir Putin, visitou Pequim menos de três semanas antes de suas tropas marcharem para a Ucrânia em fevereiro de 2022, desencadeando a guerra terrestre mais mortal na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

Em maio deste ano, Putin e o presidente chinês, Xi Jinping, prometeram uma "nova era" de parceria entre os dois rivais mais poderosos dos Estados Unidos.

(Reportagem de Lidia Kelly em Melbourne e Joe Cash em Pequim)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ministros de Rússia e China discutem laços, Ucrânia e Península Coreana nos bastidores do G20 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias