Psicóloga brasileira publica na França livro sobre terapia sistêmica individual
A psicóloga Ivy Daure publicou recentemente o livro La Therapie systemique individuelle (A terapia sistêmica individual, em português). Brasileira atuando na França há duas décadas, ela teoriza na obra a aplicação de técnicas de terapias de grupo em pessoas sozinhas.
Os psicólogos fazem sempre a distinção clara entre terapia sistêmica (em grupos, famílias e casais) e a terapia individual. Porém, segundo Ivy, muitos já praticam a chamada Terapia Sistêmica Individual, que consiste em “trabalhar com o sujeito individualmente, mas a partir da lógica teórica e prática do trabalho de grupo”.
Porém, mesmo se o livro teoriza algo que já acontece nos consultórios, ele é visto como precursor, já que aborda um tema raramente tratado em publicações científicas na França. “Apenas um livro foi publicado nos anos 1990 na Itália, e traduzido no Brasil em 2004”, lembra Ivy.
A obra chega às livrarias pela Editora ESF, uma das referências francesas para esse tipo de publicação na França. Além de comentar os poucos trabalhos científicos sobre o tema, a autora traz exemplos clínicos que presenciou durante sua própria prática como psicóloga. Ela também apresenta uma proposta de modelo que poderia inspirar os colegas na aplicação de uma abordagem “sistêmica” em casos de “sujeitos individuais”.
Por atuar na Europa, Ivy teve poucas ocasiões de confrontar a teoria com seus pares brasileiros. Mas ela se prepara para uma primeira incursão oficial no Brasil, pois foi convidada para participar do 13° Congresso de Terapia Familiar que acontece em agosto no Rio de Janeiro. Ainda não há previsão de publicação do livro em português.
Assista a entrevista completa no vídeo abaixo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.