Topo

Novichok encontrado em apartamento de vítima estava em frasco de perfume

16/07/2018 14h12

O Novichok, o agente nervoso que envenenou um casal de britânicos em Annesbury, no sul da Inglaterra, foi encontrado dentro de um frasco de perfume, de acordo com o irmão de uma das ...

Segundo declarações de Matthew Rowley à rede BBC, seu irmão, ainda hospitalizado, contou-lhe ter recolhido um frasco de perfume na rua. A Scotland Yard não quis se posicionar a respeito. A vítima foi internada em 30 de junho em estado crítico. Seu quadro agora é melhor, e ele se encontra em situação "grave, mas estável", conforme os médicos.

O casal foi exposto ao mesmo tipo de agente neurotóxico usado contra o ex-espião russo Sergei Skripal e sua filha em março, na cidade de Salisbury. A Grã-Bretanha e seus aliados acusam Moscou de tentar matar os Skripal, que sobreviveram, causando uma forte crise diplomática internacional.

Substância data da Guerra Fria

Novichok é um agente neurotóxico desenvolvido pela União Soviética durante a Guerra Fria. A polícia acredita que o casal tenha manuseado um objeto contaminado com uma alta dose da substância, embora não seja possível determinar se o produto provém do mesmo lote daquele usado contra o ex-espião russo e sua filha.

O governo britânico alertou na terça-feira (10) os moradores de Salibury e de Amesbury a não "pegar nenhum objeto estranho que contenha líquido ou gel", como recipientes, seringas, agulhas, cosméticos.