PUBLICIDADE
Topo

Manuel Valls, ex-premiê francês, vai se candidatar à prefeitura de Barcelona

25/09/2018 16h39

O ex-primeiro ministro francês Manuel Valls oficializou nesta terça-feira (25) sua candidatura à prefeitura de Barcelona, para as eleições municipais de 2019.

O slogan de Valls para as eleições legislativas francesas de 2017 pertence ao passado. “Sempre com vocês!”, proclamava o político aos moradores do departamento de Essonne, região metropolitana de Paris.

Foi no Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona que Valls anunciou sua candidatura à prefeitura da cidade, após semanas de suspense. Nascido na Catalunha, o candidato de 56 anos tenta sua chance numa grande metrópole espanhola, após sua atuação no primeiro escalão da política francesa – um fato inédito na Europa.

A conquista de eleitores será o novo grande desafio de Valls, que ainda tenta esquecer a derrota frente à Benoît Hamon, nas eleições primárias da esquerda francesa, em 2017. Perdido entre os deputados do partido República Em Marcha e sem nenhuma influência no governo do presidente francês Emmanuel Macron, Valls decidiu fazer parte da lista do que deixaram suas funções públicas na França nos últimos meses.

Para os adversários de Manuel Valls, a tentativa de reconversão representa uma “traição”. Seus amigos, ao contrário, veem um “ato de coragem”. Já o principal interessado afirma que a única opinião importante para ele, a partir de agora, é dos moradores de Barcelona.