Topo

Defensores do Brexit lançam marcha pelo país em defesa da saída do Reino Unido da UE

16/03/2019 14h31

Os partidários do Brexit começaram neste sábado (16) uma marcha a favor da saída do Reino Unido da União Europeia. O cortejo deve atravessar uma parte do país e terminar na capital em 29 de março, dia previsto para o divórcio entre os britânicos e os europeus.

Os partidários do Brexit começaram neste sábado (16) uma marcha a favor da saída do Reino Unido da União Europeia.

Duas semanas antes da data oficial do Brexit e apenas dois dias após o Parlamento britânico ter votado um pedido de adiamento temporário da saída do país do bloco europeu, os defensores do divórcio tentam pressionar a opinião pública com uma marcha popular.

Os manifestantes saíram neste sábado de Sunderland, no nordeste da Inglaterra, e pretende percorrer cerca de 430 km até Londres. O cortejo deve terminar diante do Parlamento britânico. 

Nigel Farage, ex-presidente do Partido pela independência do Reino Unido (Ukip), marcou presença no início da marcha. O ex-chefe da extrema direita britânica é um dos defensores ferrenhos do divórcio entre seu país e a União Europeia.

“Estamos aqui nessa semana em que o Parlamento fez o máximo que podia para trair o resultado (do referendo) do Brexit”, declarou Farage, em alusão ao voto dos deputados na quinta-feira (14) e ao voto popular de junho de 2016, quando 52% dos britânicos afirmaram nas urnas a vontade de deixar o bloco europeu.

Centenas de pessoas comparecerem no início do evento deste sábado, batizado “March to Leave”. Os organizadores esperam que o cortejo ganhe mais participantes a medida em que o grupo se aproximar de Londres.