Topo

ONGs condenam restrições impostas pela França e decidem boicotar o G7

22/08/2019 12h01

ONGs ambientalistas da Rede Ação Clima (Reseau Action Clima - RAC) anunciaram nesta quinta-feira (22) que vão boicotar a cúpula do G7 em Biarritz (sudoeste), de 24 a 26 de agosto. O coletivo evoca duas razões: uma vontade deliberada da presidência francesa de manter as ONGs à distância dos chefes de Estado dos países ricos e o pequeno número de credenciais concedidos aos representantes da sociedade civil para acompanhar os debates.

A Rede Ação Clima reúne 32 associações nacionais e locais, incluindo Oxfam, Greenpeace, Cáritas e WWF. A porta-voz do coletivo, Lucile Dufour, relatou que o Palácio do Eliseu estabeleceu uma quota de 25 credenciais para as ONGs, o que representa um quarto do número de participantes que o G7 admitiu nos últimos dez anos. "Esta decisão é uma afronta à liberdade de expressão da sociedade civil que nós rejeitamos tanto nesta cúpula quanto nas próximas", afirmou Dufour.

As ONGs explicaram ainda que o local designado pelas autoridades francesas para acolher o pequeno grupo de ativistas ficava distante das salas de reunião do G7 e do centro de imprensa, uma forma deliberada de dificultar o trabalho das ONGs.

O encontro do G7, que reúne os dirigentes de Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, mais a União Europeia, tem como tema central "a luta contra as desigualdades". Uma anticúpula, com representantes da sociedade civil, começou nesta quarta-feira (21), com eventos programados em três cidades na fronteira da França com a Espanha (Urrugne, Hendaye e Irun), próximas de Biarritz. Os participantes da anticúpula criticam as políticas neoliberais do grupo dos sete, alegando que elas têm contribuído para acentuar as desigualdades, agravar a pobreza e o desequilíbrio climático.

Com informações de agências internacionais