Topo

Ucrânia: Kiev anuncia retomada de negociações com a Rússia na Turquia

27/03/2022 15h44

As delegações russa e ucraniana se reunirão em Istambul, na Turquia, para uma nova rodada de negociações presenciais, anunciou a presidência turca em comunicado na noite deste domingo (27). Durante uma conversa telefônica, "o presidente [turco], Recep Tayyip Erdogan, e o chefe de Estado russo, [Vladimir] Putin, concordaram com a realização da próxima rodada de negociações entre as delegações russas e ucranianas em Istambul", afirmou a presidência turca.

Os dois chefes de Estado discutiram o processo de negociação e Erdogan garantiu ao seu homólogo russo que a Turquia está disposta a fazer "qualquer contribuição necessária" para estabelecer um cessar-fogo na Ucrânia e "melhorar a condição humanitária na região".

No início do dia, um dos negociadores ucranianos, David Arakhamia, anunciou que uma nova rodada de negociações ocorreria de segunda (28) a quarta-feira (30) na Turquia, sem especificar o local da reunião. O negociador-chefe do lado russo, Vladimir Medinski, citado pelas agências russas, havia afirmado, por sua vez, que se realizaria na terça (29) e quarta-feira.

Neste domingo, em uma mensagem de vídeo gravada para um programa destinado a arrecadar fundos em apoio à Ucrânia, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky repetiu que exigia "um cessar-fogo" e "uma retirada completa das tropas russas" do território ucraniano.

"Processo de negociação muito difícil"

Uma sessão de negociação presencial russo-ucraniana já havia ocorrido em 10 de março na Turquia, em Antália, reunindo ministros das Relações Exteriores a convite de Ancara, sem levar a avanços concretos. Desde então, as discussões continuaram por videoconferência, consideradas "difíceis" por ambos os campos. "O processo de negociação é muito difícil", revelou o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kouleba, na última sexta-feira (25).

Ele negou qualquer "consenso" com Moscou, enquanto o presidente turco havia assegurado um pouco antes que russos e ucranianos estavam de acordo em quatro dos seis pontos de negociação. "Não há consenso com a Rússia sobre os quatro pontos mencionados pelo presidente da Turquia", revelou Kouleba, embora saudando os "esforços diplomáticos" de Ancara para acabar com a guerra.

(Com informações da AFP)