Topo

Morre aos 91 anos ator francês Jean-Louis Trintignant, estrela de "Um homem e uma mulher"

17/06/2022 16h13

O ator francês Jean-Louis Trintignant morreu nesta sexta-feira (17), aos 91 anos. Lenda do cinema e do teatro, ele ficou mundialmente conhecido com filmes como "E Deus Criou a Mulher" e "Um homem e uma mulher".

O ator faleceu "serenamente, de velhice, esta manhã em casa, cercado por seus entes queridos", informou sua esposa, Mariane Hoepfner Trintignant. Ele sofria de câncer havia vários anos.

Tímido e discreto, Trintignant forjou uma longa carreira com mais de 160 papéis, entre cinema e teatro. Sua entrada na história do cinema foi com "Um homem e uma mulher" de Claude Lelouch, Palma de Ouro em Cannes em 1966, ao lado de Anouk Aimée.

Apenas três anos depois, ganhou o prêmio de melhor atuação masculina com "Z" de Costa Gavras, uma denúncia contra a ditadura dos coronéis gregos que rapidamente repercutiria na América Latina. Sem esquecer o papel em "E Deus Criou a Mulher", quando interpretava o marido de Brigitte Bardot, com quem teve uma relação amorosa.

Em 2012, ele conquistou o César de melhor ator por seu papel em Amor, filme de Michael Haneke que também levou a Palma de Ouro em Cannes.

Trintignant perdeu duas filhas, Pauline, ainda bebê, e Marie, em 2003. A jovem, com quem dividiu os palcos, foi espancada até a morte por seu companheiro, o cantor de rock francês Bertrand Cantat. Até suas últimas entrevistas o ator dizia não ter superado o trauma do assassinato da filha.

(Com informações da AFP)